domingo, 28 de novembro de 2010

desenvolvimento de estampa

Baseei-me nas obras de telas abaixo, com enfoque nas linhas orgânicas do corpo humano, estudo que fiz logo no início de todo o processo criativo e somente finalizei agora.



Módulo original feito à mão no fundo, linhas de vetorização vermelhas em cima. (CorelDraw)



Estampa final com tons suaves e efeitos de luz. (Adobe Photoshop)



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nicho De Mercado


Após um bom tempo de pesquisas, tive que definir qual seria minha consumidora final e qual o tipo de vida que ela leva.
Me baseei na querida amiga Victória Zacher Dal Pozzo (@vicdalpozzo), que me ajudou muito, respondendo perguntas e dando sua opinião a respeito dos modelos desenvolvidos. Contarei um pouco de como é a vida dela:

Estudante de Farmácia, Vicky, 18 anos, tem namorado e curte viajar. Mora com os pais e tem duas cachorrinhas shih-tzu. Leva uma vida saudável, pratica tênis e tem por comida predileta a japonesa.
Está sempre ligada nas últimas tendências de moda e aposta em peças de marca com valor agregado, pois possuem design arrojado e qualidade. Adora calçados e acessórios, e é apaixonada por produtos de beleza. Os tons neutros predominam seu closet e os acessórios geralmente dão o "tchan" em seu look.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estudo de Cores

Hoje irei postar para vocês a respeito da última aula, em que fizemos o estudo das cores à partir de todo material estudado, e no meu caso, a "sensualidade".
Levando em conta pontos de luz, tons nudes e outras referências, cheguei em uma grande cartela de cores, em que se encontram os mais variados tons. Depois desse estudo, é feita a triagem final, dos tons que realmente irão para a cartela final do TCC.


Estudo de Cores:

Análise rápida:(não necessariamente esses serão os tons finais.)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Micro Trends: Sensualidade

Aqui estou eu para apresentar o tema micro do meu Trabalho de Conclusão: Sensualidade.




Muitas pessoas, ao verem as fotos, exclamam espantadas: "nossa Gabi!! O que é isso?" -
É justamente este tabu que eu quero quebrar. Quero apresentar à vocês a sensualidade do jeito que ela realmente é.





"Sensualidade tem tudo a ver com naturalidade, espontaneidade."

"A sensualidade acontece na hora exata do esquecimento, da despretenção."




E é essa sensualidade que eu quero mostrar com meu trabalho. A sensualidade que não foi erotizada, nem mesmo vulgarizada. Aquela sensualidade pura, que acontece naturalmente. O texto abaixo explica um pouco mais:


"É muito difícil encontrar trabalhos que consigam materializar a fantástica comunhão do nu com a arte. Dos clássicos mestres da história, poucos conseguiram superar este desafio.
A beleza e sensualidade do nu, por muitas vezes confundida com o vulgar, é a própria essência da arte. O corpo humano é fonte de quase todas as inspirações. A nudez é sempre inquietante, instigadora e bela. Por isso o artista, seja na pintura, escultura, na dança ou fotografia, encontra no corpo nu uma profunda ligação com a pureza do ser.
É a sensualidade que move a criação em todos os sentidos. É a sensualidade que evoca o amor, a paixão e a criação do homem.
Por isso a nudez nos toca tanto e tão profundamente.
É o lúdico prazer de vivenciar a nossa própria encarnação."


E esse será o desafio.
"Desvulgarizar" a sensualidade que foi completamente erotizada na sociedade atual, de modo em que o produto fique vendável e bonito.
Estarei postando em seguida o trabalho feito em cima das curvas, dos relevos e das superfícies do corpo feminino a ponto de chegar a um calçado.
Vocês irão ver o trabalho incrível que acontece.

Super até mais!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Slow Life

  • Vida mais calma, lenta e confortável;
  • Mais caminhadas, menos carros; consumir menos e preservar mais;
  • Desacelerar para se reconectar a si mesmo, às pessoas e ao lugar em que se vive.
  • Devagar e sempre.



"Pare o mundo que eu quero descer"
A pressa e a urgência típicas da globalização nos desconectou um dos outros. Avanços tecnológicos tornaram nossos afazeres mais simples na mesma medida em que tornaram as relações mais impessoais e mais frias, o passo celebre da vida moderna enfraqueceu nossos elos com o próximo, com o lugar em que vivemos, nos desconectou de nós mesmos.
(...) É tempo de viver plenamente, sem pressa, de repensar prioridades, saborear a refeição de cada dia, ser feliz no proprio lar e no trabalho, de ter qualidade de vida. É tempo de conhecer o próximo e desfrutar de sua presença, de retomar os valores essenciais do ser humano e os pequenos prazeres do cotidiano, acessíveis a todos nós, é tempo de se reconectar, é tempo de amar a vida.
"Take Your Time"


www.slowlife.com.br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mapa Mental

Para melhor entender o objetivo deste trabalho, realizamos em grande grupo uma tarefa, em que associávamos palavras-chaves do tema macro à sentimentos. Por fim pesquisamos imagens relacionadas a estes sentimentos e montamos um vídeo.
Mapa Mental: "O Novo Espírito do Tempo"
-Passar o Filtro;
-Alie a Tecnologia, Reveja o Primitivo;
-Acredite na Biodiversidade, na Variedade de Opinião.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Simples e Sustentável

Para dar início às atividades no blog, mostrarei para vocês o vídeo feito a respeito da simplicidade em parceria com a sustentabilidade, tema transversal no TCC. Explicarei em minhas palavras, logo abaixo, o motivo pelas quais escolhi imagens e audio.




"Faço de mim, parte do segredo do universo,
junto a todas as outras coisas as quais, admiro e converso.

Preencho meu peito com luz, alimento o corpo e a alma,
percebo que no não possuir,
se encontram a paz e a calma."
Morada - Forfun


Após ler/escutar esta estrofe, posso fazer uma simples tradução de tudo o que vem acontecendo ultimamente em nossas vidas.
Um acumulo, um excesso de informações que nos fazem viver de modo exagerado, sem curtir o simples e bom da vida.
Esquecemos de ver um simples por do sol, no trânsito, preocupados em chegar no horário em nossos destinos e compromissos.
Esquecemos de viver na simplicidade de como viemos ao mundo, junto à natureza, com paz e alegria.
Esquecemos que o menos é mais e nossa gana pelos bens nos tomam conta. Esquecemos que em algum lugar do mundo, as pessoas tem direito a apenas 12 litros de água por dia, enquanto tomamos banhos demorados e não damos bola para o quanto a água é importante na nossa vida.
Esquecemos que os políticos que elejemos fazem coisa nenhuma para nosso país, mas também não nos unimos de maneira que faça isso mudar para melhor.
Preenchemos o pouco espaço do tempo que ainda nos resta com preocupações e um bombardeamento de informações e tarefas.
Não pensamos mais por todos e pelo futuro, e pensamos sim pelo nosso umbigo e o que convém a ele melhor.
Não quero ser aqui uma ecochata, politicamente correta e intelectual. Nada disso. Quero alertar a todos, principalmente com o trabalho que estarei fazendo e postando aqui, o que ja fui alertada a algum tempo e o que vem me mudando para melhor.
Precisamos mudar em massa, resgatar a "slowlife" do mundo. Para assim, quem sabe, viver melhor num mundo em que a tecnologia vai nos ajudar, e não poluir. Num mundo em que a igualdade social trará a felicidade e a paz a todos, ao invés da discórdia e da ganância mundial.
Eu ainda acredito nas pessoas, eu ainda acredito no futuro. E tu?

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tick, Tock!

"It's time for you read the signs!
Your world! Your choice!
You don't have the luxury of time!
Tick, Tock
You have got to say what's on your mind!
The time is now!
If you wait too long you'll be too late!
Tick, Tock"
~
Esta é a hora de ler os sinais!
Sua vida! Sua Escolha!
Você não tem o luxo do tempo!
Tique, taque!
Diga o que passa em sua mente!
A hora é agora!
Se você esperar muito será tarde demais!
Tique, taque!


(Get Stupid - Madonna)


Meu gosto por leitura, artes e música, me traz uma bagagem que eu não diria enorme, mas sim complexa em relação a tudo que absorvo. Recentemente, tatuei em mim a frase "the time is now" (a hora é agora), encontrada na música "Get Stupid" de Madonna, como mostrei acima. Muitas são as pessoas que me perguntam o motivo pelo qual tatuei, a resposta é simples e imediata: "a hora é agora, quanto tempo ainda vamos esperar?"
Durante toda música ouvimos frases do tipo "seu mundo, sua escolha!", "a hora é agora, tome sua decisão". Seria um apelo? Um comunicado?
Todos acham que vindo da rainha do pop, a eterna material girl, nada se pode absorver. Mas pelo contrário, Madonna é engajada em diversos projetos sociais e sustentáveis, e é isso que da a arrancada para meu Projeto de Conclusão do Curso de Design de Calçados do Centro Tecnológico do Calçado - Senai - Novo Hamburgo.
O tema macro, "O novo espirito do tempo", aliado com a simplicidade e sustentabilidade, me colocam um grande desafio a ser alcançado e resolvido. E é isso que tentarei aqui compartilhar com vocês.
Ja tenho idéias à pesquisar a respeito da microtrends. Digo a vocês que será o puro, o natural, o "como viemos ao mundo". E vocês poderão acompanhar passo-a-passo da pesquisa por aqui. Afinal, é pra isso que serve um blog.

Madonna é um ícone em minha vida, um espelho para minhas atitudes, e a vida sustentável é uma meta para o mundo, que todos devemos pô-la em prática. Pense em quem é seu ídolo, pense no seu lar, pense em você e em suas atitudes.